Os níveis baixos de testosterona têm sido observados há décadas, mas estudos recentes mostram que estes níveis estão a diminuir ainda mais.
Um estudo realizado em 2007 e publicado no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism concluiu:
“Durante as últimas duas décadas, os níveis de testosterona nos homens americanos diminuíram rapidamente.”
“O mais interessante que descobrimos foi que, em média, quando medimos a testosterona no sangue de um homem de 60 anos em 1989, era mais elevada do que a de outro homem de 60 anos medido em 1995”, disse Thomas Travison, Ph.D., do New England Research Institutes, Watertown, Massachusetts. “Observámos o mesmo fenómeno numa ampla faixa etária.”
Parece, então, que já não somos os homens que os nossos avós foram — ou talvez os nossos avós não sofressem das mesmas comorbilidades que hoje afetam os níveis hormonais. “Alguns especialistas especulam que o aumento das taxas de obesidade pode contribuir para a diminuição da testosterona. Outros apontam para fatores ambientais. Também sabemos que ocorrências comuns como uma alimentação deficiente, falta de sono e stress podem ser fatores que contribuem para a baixa testosterona”, observa Heidi Wright, enfermeira registada.
Quando muitos pensam nos efeitos da testosterona baixa, associam-na à baixa libido, à falta de motivação, etc. Infelizmente, níveis baixos de testosterona podem ser mais do que um simples problema de qualidade de vida. Estes níveis foram associados a uma maior incidência de doenças crónicas, que por sua vez também podem contribuir para a redução da testosterona. Por exemplo, níveis baixos de testosterona contribuem para o desenvolvimento da síndrome metabólica e, uma vez presente, esta mesma síndrome pode agravar a produção de testosterona.
Pode não saber que tem níveis baixos de testosterona sem fazer uma análise ao sangue. Os sintomas incluem, mas não se limitam a:
- Menor crescimento de pelos (principalmente nas axilas e região púbica — a calvície de padrão masculino não é sintoma)
- Redução do desejo sexual (incluindo menos interesse em sexo, dificuldades na satisfação sexual e problemas de saúde sexual)
- Disfunção erétil
- Acessos de calor (afrontamentos)
- Baixa contagem de esperma e problemas de fertilidade
- Depressão
- Diminuição da massa muscular
- Aumento de peso
- Menor resistência física
Pode experienciar alguns ou todos estes sintomas. A única forma de saber com certeza é através de uma análise sanguínea realizada por um profissional de saúde.